domingo, 11 de julho de 2010

Sugestão de Plano

Escola: XXXXXXXX

Período: 11/05/2010 a 11/07/2010 (uma unidade)

Local: XXXXXXXX

Turma: 7º ano do Ensino Fundamental

Sala: A

Nº de aluno: 28

Disciplina: Matemática

Professor: XXXXXXX



PLANO DE UNIDADE

1 IDEIA CENTRAL: Sugere-se procedimentos de resolução, levantamento de dificuldades, de modo que o aluno possa ser um bom resolvedor de problemas, um bom pesquisador, um bom formulador de hipóteses, um bom investigador, abrindo caminhos para ser um vencedor de barreiras em outras áreas além da Matemática, e principalmente um vencedor na vida.
2 CONTEÚDOS:
Números inteiros

Números inteiros: operações

Números racionais

3 OBJETIVOS:

3.1 GERAL:

Desenvolver o pensamento numérico, ampliando e construindo novos significados para os números e operações, resolvendo situações problemas, bem como analisar informações, valorizando sua utilidade, sua lógica em cada conceito estudado.

3.2 ESPECÍFICOS:

• Reconhecer que os conjuntos numéricos iniciam-se com os naturais.

• Perceber e identificar situações do cotidiano nas quais aparecem números positivos e números negativos;

• Criar números que representam quantidades nessas situações;

• Localizar na reta numerada os elementos (números) que pertencem a cada conjunto;

• Identificar situações em que são necessários números não–inteiros e números racionais absolutos para quantificá-las;

• Construir o conceito de número racional;

• Ampliar o conceito de número;

• Estender as propriedades já estudadas dos números inteiros para os números racionais;

• Desenvolver habilidades de cálculo com números racionais;

• Resolver habilidades de cálculo com números racionais;

• Uso das operações fundamentais com números inteiros – adição, subtração, multiplicação, divisão, na solução de situações-problema.

4 METODOLOGIA:

• As aulas serão ministradas através de exposição pelo professor, de forma dialogada;

• Atendimento e observações individuais e coletivas;

• Discussão de textos;

• Utilização de material didático específico para determinadas aulas;

• Pesquisas e seminários;

• Exercícios (grupo, dupla e individual)

5 RECURSOS:

• Humanos;

• Textos;

• Cartazes;

• Vídeos;

• Livros;

• Revistas;

• Quadro e giz;

• Material impresso ou xerocado;

• Cartolina;

• Cola;

• Tesoura;

• Sala de informática/internet.

6 AVALIAÇÃO:

• Os instrumentos de avaliação serão diversificados:

• 02 provas devidamente agendadas ao longo da unidade;

• Trabalhos devidamente agendados ao longo do trimestre;

• Nota de participação que contemplará freqüência, exercícios; atividade de casa, respeito e participação;

OBS: No critério avaliação é importante salientar que o processo de construção de conhecimento prevalece sobre o resultado final.



7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ANDRINI, Álvaro. VASCONCELOS, Maria José. Novo Praticando Matemática. São Paulo: Editora do Brasil, 2002. Obra em 4 volumes.

BIGODE, Antonio José Lopes. Matemática hoje é feita assim. Editora FTD, 2000. Obra em 4 volumes.

LANNES, Rodrigo. LANNHES, Wagner. Matemática. São Paulo: Editora do Brasil, 2001. Obra em 4 volumes.

MORI, Iracema. Matemáica: Ideias e desafios. 8ª ed. São Paulo: Saraiva, 1999.









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