sábado, 10 de julho de 2010

A matemática e o ensino

O ensino da matemática costuma provocar sensações contraditórias, tanto para quem ensina quanto para quem aprende. De um lado, a constatação de que se trata de uma área do conhecimento extremamente importante; por outro lado, é percebida a insatisfação diante de tantos  resultados negativos obtidos com grande freqüência em relação à aprendizagem.


Nesse sentido, a constatação da importância apóia-se no fato de que a Matemática desempenha um papel decisivo, uma vez que possibilita aos indivíduos resolver problemas da vida cotidiana, alem de ter muitas aplicações no mundo trabalho e funciona como instrumento especial para a construção do conhecimento em outras áreas curriculares. Ainda assim, interfere grandemente na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento e no aperfeiçoamento do raciocínio dedutivo do educando.

É indiscutível a questão de que a matemática vem sendo cada vez mais solicitada em nosso cotidiano e também que raramente encontramos pessoas com grande fluência na área. Precisamos a cada dia ensinar com mais compromisso para que a matemática realmente desenvolva as habilidades que ela deve produzir nos alunos, sendo que é tão importante e que pode ser usada na maioria das áreas de conhecimento. Para isso , habilidades como selecionar informações,analisar as informações obtidas e, a partir disso, tomar decisões exigirão linguagem, procedimentos e modo de pensar matemáticos que devem ser desenvolvidos ao longo dos estudos ,bem como a capacidade de avaliar limites, possibilidades e adequação com diferentes situação em que esteja a solucionar.


Esse domínio passa por um processo lento, trabalhoso cujo começo consiste na resolução de problemas de matemática com o objetivo de fixar e aprender, não de memorizar resultados dessa ciência. A aquisição do conhecimento desta disciplina está vinculada à possessão de um saber fazer matemática e de um saber pensar matemático como podemos analisar nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2002, p.80) “A compreensão da matemática é essencial para o cidadão agir como consumidor prudente ou tomar decisões em sua vida pessoal e profissional”.

Ficou claro que a dificuldade de aprendizagem tem se voltado em direção aos temas salas de aula muito cheias e falta de atividades mais atraentes por parte dos professores que por sua vez não tem a formação necessária para a aquisição de tais métodos de ensino, já que a educação não deve ser vista só como obrigação, mas, ela deve ser encarada com prazer e emoção para que a aprendizagem seja motivada, como já sabemos que o que se faz por prazer tem maior aceitação em nossa memória.

Saber matemática torna-se cada vez mais necessário no mundo atual em que se generalizam tecnologias e meios de informação baseados em dados quantitativos e espaciais em diferentes representações. Até porque a complexidade do mundo do trabalho exige da escola cada vez mais a formação de pessoas que saibam fazer perguntas, que assimilem rapidamente informações e resolvam problemas utilizando processos de pensamentos cada vez mais elaborados.

E para que esses conceitos sejam dessa forma produzidos no educando, a responsabilidade é do professor; neste caso, do professor de matemática.



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