sábado, 10 de julho de 2010

Matemática na sala de aula

Matemática na sala de aula

Os temas transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais são enriquecidos em sala de aula quando trabalhados por meio de situações-problema e trabalhos em equipe que envolvem o contexto sociocultural dos alunos e harmonia com conteúdos de outras disciplinas.

A partir do tema Ética é possível desenvolver nos alunos atitudes como: confiança na própria capacidade de construir e adquirir conhecimentos matemáticos e resolver problemas com eles, empenho em participar ativamente das atividades em sala de aula, respeito à maneira de pensar dos colegas.

Não cabe ao professor de matemática dar orientação sexual aos alunos, mas, de modo transversal propor situações-problema que envolvam tabelas e gráficos a respeito de temas sobre os quais os alunos possam refletir como estatísticas sobre a incidência da gravidez prematura entre jovens e adolescentes, evolução da AIDS nos diferentes grupos e países, estatísticas sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Meio ambiente é um tema presente em vários momentos na aula de matemática através dos procedimentos de coleta, organização e interpretação de dados estatísticos, formulação de hipóteses, modelagem, prática de argumentação, pois auxiliam na tomada de decisões sobre a preservação do meio ambiente. Áreas, volumes, proporcionalidade, porcentagem são conceitos utilizados para abordar questões como poluição, desmatamento, camada de ozônio, etc.

Com relação à saúde, alguns contextos para a aprendizagem de conteúdos matemáticos como índices de fome, de desnutrição e mortalidade infantil em várias regiões do país e, em particular, naquela em que o aluno vive, médias de desenvolvimento físico no Brasil e em outros países, estatísticas sobre várias doenças e como preveni-las, levantamentos de dados sobre saneamento básico, condições de trabalho, podem conscientizar o aluno e sua família.

No estudo comparativo dos sistemas de numeração, por exemplo, os alunos poderão constatar a supremacia do sistema indo-arábico e concluir que a demora de sua adoção pelos europeus se deveu também ao preconceito contra os povos de pele escura e não cristãos. Outros exemplos serão encontrados ao se pesquisar a produção de conhecimento matemático em culturas como a chinesa, a maia e a romana. Nesse momento entra o recurso da história da Matemática.

Situações ligadas ao tema trabalho podem se tornar contextos interessantes a serem explorados na sala de aula: o estudo de causas que determinam o aumento/diminuição de empregos, previsões sobre o futuro mercado de trabalho em função de indicadores atuais, pesquisas dos alunos dentro da escola ou na comunidade a respeito dos valores que os jovens de hoje atribuem ao trabalho.

Às vezes o consumo é apresentado como objetivo de vida, transformando bens supérfluos em vitais, levando ao consumismo. É preciso mostrar que o objeto de consumo _ um tênis, uma roupa de marca, um produto alimentício ou um aparelho eletrônico, etc. _ é fruto de um tempo de trabalho.

Aspectos ligados aos direitos do consumidor também necessitam da matemática para serem mais bem compreendidos. Por exemplo, para analisar a composição e a qualidade de produtos e avaliar seu impacto sobre a saúde e o meio ambiente, ou para analisar a razão entre menor preço/maior quantidade. Nesse caso, situações de oferta como “compre 3 e pague 2” nem sempre são vantajosas, pois geralmente são feitas para produtos que não estão com muita saída ou que estão com os prazos de validade próximos do vencimento.

Habituar-se a analisar essas situações é fundamental para que os alunos reconheçam e criem formas de proteção contra a propaganda enganosa e contra os estratagemas de marketing a que são submetidos os consumidores.

Através dos temas transversais percebe-se que a matemática pode ser trabalhada na sala de aula sob uma perspectiva de contextualização e interdisciplinaridade, compreendendo e buscando meios de pesquisas que partem da realidade do aluno para a ampliação de conhecimentos científicos. A demanda da sociedade atual não é mais de um ensino da matemática que vem de fórmulas e regras de estudiosos do passado, sem que o aluno saiba porque e para que estão estudando determinado conteúdo.

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