quarta-feira, 21 de julho de 2010

FORMAÇÃO DO EDUCADOR MATEMÁTICO

Foi percebendo a grande importância do professor na sala de aula que educadores e matemáticos dão novos passos para a criação de metodologias que motivem o ensino da disciplina matemática, uma vez que a metodologia tradicional não respondia mais às expectativas dos alunos, de um mundo em mudança, e da forma bancária de ensino. Os meios de comunicação, nos anos de 1980, passam a exigir mudanças e, com o decorrer dos anos, as Para dar resposta ao fracasso da metodologia da matemática moderna, os educadores apresentaram a metodologia da resolução de problemas. A resolução de problemas é encarada como uma metodologia educacional, em que o professor propõe ao aluno situações problemas, caracterizadas por investigação e exploração de novos conceitos. Nessa metodologia, também o aluno pode formular problemas, para que seus colegas os resolvam, tornando a matemática um conhecimento mais próximo do educando. Mesmo tendo a história nos mostrado que a resolução e formulação de problemas fazem parte das buscas que levaram o homem a ampliar seus conhecimentos e facilitar a sua vida, esse método trouxe esperanças para a classe profissional. Mas parece que, com o decorrer do tempo, já não era mais a resposta dos que permanecem na educação. Pensou-se na necessidade de uma metodologia onde o aluno estivesse mais perto do cotidiano do aprendiz e dos problemas que este enfrentava no seu cotidiano. Apareceu, então, a modelagem matemática, a modelação matemática e a teoria dos jogos. Uma outra linha de trabalho também foi e está sendo apresentada: história da matemática. Ela parte do princípio de que o estudo da construção histórica do conhecimento matemático leva a uma maior compreensão da evolução do conceito, enfatizando as dificuldades epistemológicas inerentes ao conceito que está sendo trabalhado. Nesta linha encontramos propostas de que a história da matemática ministrada nas escolas deve ser a contada nos livros de “História da Matemática”. Há correntes que definem que essa história da matemática foi contada por matemáticos, e o correto deveria ser a contada por historiador. Há também a metodologia de que no espaço escolar não deveríamos apresentar a história da matemática, mas que a mesma deveria ser construída a partir da formulação dos coSob esses aspectos, a escola deve criar metodologias onde o conhecimento é construído pela interatividade complexa, entendida por Levy (2000) como uma construção coletiva. Enquanto que, para Pompeo(1999), não basta, portanto, apenas enxergar e aceitar os alunos como diferentes. É necessário, também, conhece-los mais, para compreendermos melhor as suas expectativas e os seus procedimentos.

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